DIVISÓRIA | DRYWALL


O que é o Drywall?

O drywall, pode ser definido como um sistema de construção a seco composto por perfis, tratamento acústico e placas de gesso inventadas em 1916 nos Estados Unidos e consiste em uma placa de gesso pré-fabricada, encapada com papelão ou fibra de vidro e que pode ser fixada em estruturas de  aço galvanizado para construção de casas e até mesmo prédios.

O sistema drywall é uma técnica de construção a seco de paredes, forros e revestimentos, que tem provado ser segura, eficiente, sustentável, inteligente e capaz de entregar ambientes com design diferenciado. Além disso, também tem o poder de diminuir drasticamente os custos da obra.

Construções em drywall são muito mais leves, mais baratas e mais rápidas do que as construções de alvenaria, por isso elas têm se popularizado bastante aqui no Brasil.

 

Para que serve o Drywall?

O Drywall pode ser utilizado na arquitetura como um recurso de design para criar paredes e tetos personalizados, as opções são múltiplas e você pode deixar a sua obra bastante personalizada.

“Mas como isso é possível?” Vamos te explicar!

Os sistemas drywall são compostos por perfis de aço não estruturais que recebem o fechamento com as chapas de gesso, ou gesso acartonado.

As chapas de gesso podem oferecer às paredes e forros desempenhos diferentes, dependendo de suas características técnicas e funcionalidades, e podem entregar níveis distintos de resistência mecânica, ao fogo, à umidade, térmica e acústica.

A instalação de todos os elementos é feita de maneira rápida e mais eficiente, o que resulta em um menor desperdício de materiais e maior aproveitamento do tempo.

Além disso, o drywall contribui para a economia de recursos como água, energia, redução de emissão de gases de efeito estufa, tanto na produção da matéria-prima, quanto na operação das edificações. Os materiais utilizados também são ecológicos e recicláveis, o que diminui fortemente a geração de resíduos.

Apesar de oferecer grandes benefícios a todas as partes envolvidas em um projeto, o sistema drywall ainda é relativamente novo no Brasil. Aos poucos vem conquistando um público fiel, mas existem muitas dúvidas acerca da técnica.

Solução de divisão de ambientes internos.

As Paredes em Drywall são compostas por placas, guias, montantes e acessórios de fixação e acabamento. A configuração da montagem da estrutura (de uma parede simples) confere uma redução na espessura da parede, comparado ao sistema convencional.

Temos uma linha completa de produtos essenciais para uma perfeita instação.

Vantagens

  • Sistema leve e limpo.
  • Facilidade e rapidez na instalação.
  • Paredes leves e de baixa espessura.
  • Desempenho acústico.
  • Flexibilidade para atender todo tipo de projeto.

Aplicação

  • Divisão de ambientes internos.
  • Permite instalação de lã de vidro para melhorar o desempenho termoacústico do ambiente.
  • Ideal para compartimentação de ambientes residenciais e comerciais.
  • Atinge altura de até 5,6m.
  • Sistema de estrutura simples, produzindo paredes com espessura menores.

Parede resistente à umidade

A placa em drywall resistente à umidade (RU) é a placa de gesso acartonado indicada para áreas úmidas. Quando adequadamente instaladas, são garantia de excelente desempenho.

Aplicação

– Áreas internas: vestiários de uso frequente, áreas de box, áreas de subsolo, cozinhas e lavanderias industriais, spas e piscinas.

– Áreas protegidas: varandas, terraços, shafts, átrios, pilotis e área sujeitas à ação de vento com umidade elevada não exposta às intempéries.

 

Parede resistente ao fogo

De modo geral, todos os sistemas de paredes em drywall possuem um determinado tempo de resistência ao fogo, que variam de 30 a 120 minutos, dependendo das condições de uso e da ocupação da edificação (uma área de armazenamento de produtos inflamáveis, por exemplo, tem tempo de resistência reduzido).

E existem paredes que já são feitas especificamente para ser resistente ao fogo, como é o caso dessa parede aqui.

 

 

 

Parede resistente ao impacto

Maior resistência à impactos e carga suspensa.

A placa de drywall Performa da Placo oferece uma resposta ainda mais eficiente a ambientes internos, com excelente desempenho quanto à resistência de impacto e maior capacidade de carga.

 

 

 

 

 

Parede para desempenho acústico

Elevado desempenho acústico.

Uma forma prática, rápida e limpa de construir uma parede com excelente desempenho acústico.

 

 

 

 

Parede Curva

Leve, flexível e de fácil aplicação.

Fornece uma ampla gama de possibilidades, com excelente acabamento. Composta pelos mesmos itens de uma parede reta, as paredes curvas em drywall possuem alguns detalhes construtivos diferenciados que garantem sua curvatura.
O fechamento é feito com a placa de gesso curva parafusada nos montantes e seu acabamento final e muito superior ao sistema convencional com argamassa.

 

 

 

Os tipos de acabamentos aceitos pelo Drywall:

O Drywall aceita qualquer tipo de acabamento, como: pintura, textura, revestimento cerâmico, papel de parede etc. Veja alguns exemplos abaixo:

1 – Pintura

Aplicar a pintura de acordo com as recomendações do fabricante da tinta afim de obter um melhor resultado e maior durabilidade na aplicação.

2 – Cerâmica

Para aplicação de cerâmica deve ser utilizada uma argamassa flexível tipo ACII ou ACIII, a utilização desses tipos de massa é dada pela diferença de uma parede comum para uma Drywall.

3 – Textura

Aplicar a textura diretamente sobre a chapa de gesso, não é necessária nenhuma forma diferente da tradicional, fique à vontade para aplicar a textura que preferir.

 

 

 

 

4 – Papel de Parede

Aplicar o papel de parede de acordo com as recomendações do fabricante é essencial para contribuir com a estética e maior durabilidade da aplicação.

 

 

 

 

 

 

Para que os profissionais da construção civil e das áreas de arquitetura e design de interiores obtenham os melhores resultados na aplicação de acabamentos, de acordo com as características de cada sistema, é indispensável seguir as recomendações disponíveis pelos fabricantes.